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Educação Infantil

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), a Educação Infantil configura-se como a primeira etapa da Educação Básica e, como tal, possui identidade própria e objetivos definidos.
 
Sua função educativa é reconhecida, indo além de uma perspectiva puramente assistencial como “Jardim da Infância”: ao ajudar as famílias a cuidarem dos meninos e meninas, e também não se restringe ao lugar de “Pré-Escola”: apenas com o objetivo de preparar os alunos para o Ensino Fundamental ou uma etapa posterior.
 
A concepção construtivista interacionista do conhecimento provoca um outro olhar sobre as propostas e posturas pedagógicas para esse espaço educacional. Mostra a criança como um sujeito social, interativo, produtor do conhecimento, a partir de situações vivenciadas dentro e fora da escola. Confirma a importância de se considerar a criança no seu tempo, com suas necessidades imediatas de atendimento e educação.
 
Essa perspectiva orienta a finalidade do trabalho na Educação Infantil: atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nessa faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Sabemos que os alunos do Ensino Fundamental levantam questões sobre o que aprendem, sentem-se instigados e motivados a buscar informações, interessam-se pelos assuntos divulgados pela mídia. Para atendê-los, nossas aulas são dinâmicas, o material didático propicia troca de ideias e atividades lúdicas.
 
Por meio da interação dos alunos e do professor com os conteúdos trabalhados, os alunos aprendem a analisar, perceber semelhanças e diferenças, relacionar informações e saberes, argumentar, justificar, explicar, enumerar fatos, causas e consequências, enfim, aprendem a aprender e a lidar com as informações que os cercam. Com foco nessa educação, nossa escola construiu uma proposta pedagógica que contempla o desenvolvimento do pensamento.

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da escolaridade básica e, frequentemente, a entrada do aluno no 6° ano é acompanhada de uma dinâmica escolar diferenciada, que inclui a especialização das áreas do conhecimento e dos professores, a diversificação do horário de aulas, a administração das tarefas e do tempo, a entrada na pré-adolescência, entre outros aspectos relevantes. No entanto, trata-se apenas de uma continuidade do mesmo segmento que visa desenvolver nos educandos as seguintes competências:
  • Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e de habilidades e a formação de atitudes e valores ;
  • Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A transição para esse segmento deve se dar de forma suave e tranquila, pois representa um processo natural de crescimento e amadurecimento, que tem impactos sociais, emocionais e cognitivos.

Ensino Médio

O Ensino Médio representa o último ciclo da educação básica. É um momento de construção da maturidade, em que o aluno se vê obrigado a refletir sobre o seu próprio posicionamento diante do eu, do outro e do mundo.
O Parâmetros Curriculares Nacionais, para esse segmento, apresentam uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo associado ao social, cultural e moral, com uma educação comprometida com a cidadania, cuja intenção explícita é a de promover uma educação nos valores básicos para a vida e para a convivência.
De acordo com os autores da lei, no Ensino Médio, o aluno tem como objetivos:
  • Conhecer as características peculiares brasileiras;
  • Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural nacional;
  • Compreender, questionar a realidade e propor soluções;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
  • Entender e praticar a cidadania;
  • Saber utilizar diferentes linguagens e fontes de informação;
  • Saber produzir, expressar e comunicar ideias;
  • Desenvolver o autoconhecimento, referente ao corpo, ao desenvolvimento de suas faculdades intelectuais e sentimentos, bem como atingir um posicionamento crítico responsável.
A fim de alcançar esses objetivos, ressignificando o Ensino Médio para o aluno e tornando-a atrativo, não é necessária a inclusão de nenhuma disciplina específica, mas a adoção da transversalidade, no que diz respeito à didática, e da interdisciplinaridade, no que diz respeito à abordagem epistemológica dos objetos do conhecimento.

Especializações

Os cursos de educação a distância que oferecemos visam a democratizar o acesso ao conhecimento e proporcionar a atualização profissional de qualidade. Nossos alunos têm a flexibilidade para estudar quando e onde quiserem, já que todo o conteúdo do curso é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, na Internet, e pode ser facilmente acessado.
Os cursos de pós-graduação são reconhecidos pelo MEC e a certificação, em  todo o Brasil, é emitida pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Agora você pode especializar-se, com valores acessíveis e a distância. No Polo do Colégio Del Rey, oferecemos cursos nas áreas de Direito, Educação, Informática e Tecnologia, Meio Ambiente, Negócios e Gestão Empresarial, Políticas Sociais e Saúde. Conheça a lista completa.

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