Ensino Fundamental Anos Iniciais

Sabemos que os alunos do Ensino Fundamental levantam questões sobre o que aprendem, sentem-se instigados e motivados a buscar informações, interessam-se pelos assuntos divulgados pela mídia. Para atendê-los, nossas aulas são dinâmicas, o material didático feito pela Rede Pitágoras propicia troca de ideias, trabalhos colaborativos e atividades lúdicas.

Por meio da interação dos alunos e do professor com os conteúdos trabalhados, os alunos aprendem a analisar, perceber semelhanças e diferenças, relacionar informações e saberes, argumentar, justificar, explicar, enumerar fatos, causas e consequências, enfim, aprendem a aprender e a lidar com as informações que os cercam.

A educação bilíngue se intensifica neste segmento e os alunos trabalham a língua por meio de conteúdos de outras disciplinas ministrados em inglês e desenvolvidos por meio de projetos, além de serem alfabetizados na língua estrangeira. Com foco em preparar o aluno para os desafios do mundo atual, nossa escola construiu uma proposta pedagógica que contempla o desenvolvimento do pensamento, incluindo também na grade curricular as disciplinas de Empreendedorismos e Projeto de Vida durante todo segmento, visando não só a educação financeira dos alunos mas o desenvolvimento de sua inteligência emocional, autoconhecimento e orientação vocacional. Além disso a língua Francesa é acrescida à grade a partir do 3º ano. Ao todo, trata-se de um projeto que se define pelos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ou seja, visa a formação integral do aluno.

"Nossa crença maior apoia-se na construção de um mundo melhor para todos por meio da educação. Para atingir essa meta, colocamos foco em dois eixos igualmente importantes: Formação acadêmica, visando ao desenvolvimento de habilidades para o século XXI; Formação humana, visando ao desenvolvimento de valores humanos universais."

Nossa missão retrata exatamente nosso compromisso com a formação plena do cidadão, de tal forma a oferecer-lhe as ferramentas necessárias para a construção de uma bela história de vida para si, mas também empenhado com o bem-estar de todas as pessoas.

Para isso, procuramos colocar o devido realce em valores humanos universais como: senso de coletividade, solidariedade, cooperação, respeito e empatia.

Quanto à formação acadêmica necessária ao século XXI, palco de velozes mudanças, nossa primeira tarefa é fazer com que novos conhecimentos surjam o tempo todo.

Igualmente, as diversas áreas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – são trabalhadas visando à aplicabilidade ao contexto atual e ainda por meio do Programa de Educação Internacional, incluindo a Educação Bilíngue. Agregando este programa ao currículo, preparamos plenamente nosso aluno para um mundo cada vez mais interligado e sem fronteiras, fazendo com que se torne um cidadão do mundo, com visão de mundo de outras culturas, pronto para os desafios do futuro que o aguarda.

Orlanda Antônia do Nascimento Andrade
Diretora Geral do Colégio Del Rey