Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da escolaridade básica e, frequentemente, a entrada do aluno no 6° ano é acompanhada de uma dinâmica escolar diferenciada, que inclui a especialização das áreas do conhecimento e dos professores, a diversificação do horário de aulas, a administração das tarefas e do tempo, a entrada na pré-adolescência, entre outros aspectos relevantes. A proposta pedagógica do Colégio Del Rey, nesse segmento, visa a desenvolver nos educandos as seguintes competências:

• Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

• Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

• Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e de habilidades e a formação de atitudes e valores ;

• Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Sendo assim, as aulas nos anos finais do ensino fundamental do Colégio Del Rey possuem uma dinâmica diferenciada, com metodologias arrojadas e utilização de recursos tecnológicos atuais, aprofundando certos saberes anteriormente trabalhados e exigindo o desenvolvimento de certas habilidades (como trabalho em equipe, capacidade de pesquisa, síntese, análise e exposição) em um novo nível.

"Nossa crença maior apoia-se na construção de um mundo melhor para todos por meio da educação. Para atingir essa meta, colocamos foco em dois eixos igualmente importantes: Formação acadêmica, visando ao desenvolvimento de habilidades para o século XXI; Formação humana, visando ao desenvolvimento de valores humanos universais."

Nossa missão retrata exatamente nosso compromisso com a formação plena do cidadão, de tal forma a oferecer-lhe as ferramentas necessárias para a construção de uma bela história de vida para si, mas também empenhado com o bem-estar de todas as pessoas.

Para isso, procuramos colocar o devido realce em valores humanos universais como: senso de coletividade, solidariedade, cooperação, respeito e empatia.

Quanto à formação acadêmica necessária ao século XXI, palco de velozes mudanças, nossa primeira tarefa é fazer com que novos conhecimentos surjam o tempo todo.

Igualmente, as diversas áreas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – são trabalhadas visando à aplicabilidade ao contexto atual e ainda por meio do Programa de Educação Internacional, incluindo a Educação Bilíngue. Agregando este programa ao currículo, preparamos plenamente nosso aluno para um mundo cada vez mais interligado e sem fronteiras, fazendo com que se torne um cidadão do mundo, com visão de mundo de outras culturas, pronto para os desafios do futuro que o aguarda.

Orlanda Antônia do Nascimento Andrade
Diretora Geral do Colégio Del Rey