Ensino Médio

O Ensino Médio representa o último ciclo da educação básica. É um momento de construção da maturidade, em que o aluno se vê obrigado a refletir sobre o seu próprio posicionamento diante do eu, do outro e do mundo.

O Colégio Del Rey, para esse segmento, apresenta uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo associado ao social, cultural e moral, com uma educação comprometida com a cidadania, cuja intenção explícita é a de promover uma educação nos valores básicos para a vida e para a convivência.

Assim, no Ensino Médio, alguns dos nossos objetivos pedagógicos são:

• Conhecer as características peculiares brasileiras;

• Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural nacional;

• Compreender, questionar a realidade e propor soluções criativas;

• Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;

• Entender e praticar a cidadania, a empatia e a cooperação;

• Saber utilizar diferentes linguagens e fontes de informação de modo crítico e ético;

• Saber produzir, expressar, comunicar ideias e argumentar;

• Conhecer e dominar Tecnologias da informação e comunicação;

• Desenvolver o autoconhecimento, referente ao corpo, ao desenvolvimento de suas faculdades intelectuais e sentimentos, bem como atingir um posicionamento crítico responsável e um projeto pessoal de vida.

A fim de alcançar esses objetivos, o Colégio Del Rey procura ressignificar o Ensino Médio adotando uma abordagem interdisciplinar dos objetos do conhecimento, atividades práticas que possibilitam a mobilização dos saberes para resolução criativa e eficaz de problemas, bem como

ampla utilização de ferramentas tecnológicas presentes em nosso cultura digital contemporânea.

"Nossa crença maior apoia-se na construção de um mundo melhor para todos por meio da educação. Para atingir essa meta, colocamos foco em dois eixos igualmente importantes: Formação acadêmica, visando ao desenvolvimento de habilidades para o século XXI; Formação humana, visando ao desenvolvimento de valores humanos universais."

Nossa missão retrata exatamente nosso compromisso com a formação plena do cidadão, de tal forma a oferecer-lhe as ferramentas necessárias para a construção de uma bela história de vida para si, mas também empenhado com o bem-estar de todas as pessoas.

Para isso, procuramos colocar o devido realce em valores humanos universais como: senso de coletividade, solidariedade, cooperação, respeito e empatia.

Quanto à formação acadêmica necessária ao século XXI, palco de velozes mudanças, nossa primeira tarefa é fazer com que novos conhecimentos surjam o tempo todo.

Igualmente, as diversas áreas – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza – são trabalhadas visando à aplicabilidade ao contexto atual e ainda por meio do Programa de Educação Internacional, incluindo a Educação Bilíngue. Agregando este programa ao currículo, preparamos plenamente nosso aluno para um mundo cada vez mais interligado e sem fronteiras, fazendo com que se torne um cidadão do mundo, com visão de mundo de outras culturas, pronto para os desafios do futuro que o aguarda.

Orlanda Antônia do Nascimento Andrade
Diretora Geral do Colégio Del Rey